sexta-feira, 4 de março de 2011

MARINHEIROS E PROFESSORES

REFLEXÕES COLETIVAS

PLANEJAMENTO 2011
Retomando observações...
DISCIPLINA:
-Assumir uma postura firme.
-Discutir as regras sem imposições – ter transparência ser paciente e discreto.
-Respeito.
-Não usar autoritarismo para manter disciplina.
-Ser sábio: gritos e escândalos não levam a nada.
-Saber dizer e como dizer na hora certa.


AVALIAÇÃO
-Pedagogia do erro não traz resultados positivos.
-Destaque para os acertos
-Diagnóstico para reajustes.
-Possibilidade de crescer.
-Deixar os alunos mostrar o que sabem e o que aprenderam; sondagem e valorização do que o aluno sabe.
-Não frustrar o aluno ressaltando os erros.
-Percepção do desenvolvimento para direcionar busca de soluções.

BOA AULA
-A aula deve ser dialogada, participativa e questionada.
-Vencer os medos, os desafios.
-Enfrentar o desconhecido.
-Possibilitar novas descobertas.
-Vivenciar novos horizontes.
-Busca de diferentes métodos de aprendizagem.
-Partilhar experiências.
-Tolerância.
-Renovação.
-Ter postura.
-Refletir continuamente a prática.
-Interagir de maneira saudável para elevar a auto-estima dos alunos.
-Fazer com que o aluno sinta-se parte integrante da escola
-Proporcionar uma aprendizagem significativa, prazerosa e confiante.
-Inovar para obter a participação efetiva do aluno onde ele possa opinar, argumentar, sair da passividade como mero expectador.
-Contextualizar o conteúdo.
-Aprender com o educando, ele tem muito a oferecer.
-Preparar as aulas com amor e carinho.
-Contagiar pela dedicação.

INTELIGÊNCIAS
-Compreender as diversas formas de demonstrar inteligências (escrita, falada, pintura, teatro, desenho...)
-Desenvolver as competências para resultar em inteligência.
-Idéias e pensamento demonstrados de diferentes formas.
-Trabalhar o mesmo conteúdo de diversas formas.
-Explorar a expressividade.
-O verbo é inventar.

INDIVIDUALIDADE
-Compreender que cada aluno tem uma maneira própria de aprender- e todos tem esse direito.
-Mostrar e ressaltar a capacidade de cada um.
-O professor também tem o jeito próprio, inerente de proporcionar, de colocar em prática, de cativar os alunos.
-Respeitar a subjetividade de cada um, seu jeito inerente de ser.

MEMORIZAÇÃO
-O aluno constrói o saber a partir das ideias centrais.
-Saber direcionar aprendizagens.
-Criar saídas.
-Fazer relações, associações.
-Usar a criatividade.
-Valorizar o saber existente e impulsionar novas aprendizagens.

REFLETINDO...
Essas observações proporcionam levantar questionamentos que visam a melhoria da prática pedagógica e consequentemente da qualidade da aprendizagem. Dentre as características elencadas nos tópicos disciplina, avaliação, boa aula, inteligências, individualidade e memorização, qual a sua proposta de intervenção na sua prática na sala de aula, onde você é o mediador e articulador de aprendizagens significativas?
Fazendo relações com as dez novas competências para ensinar de Phillipe Perrenoud quais são as suas expectativas e desafios a enfrentar e implementar no exercício de sua profissão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário