sexta-feira, 4 de março de 2011

DEZ NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR

Competências de referência Competências mais específicas a trabalhar em formação contínua (exemplos)
1- Organizar e dirigir situações de aprendizagem - Conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a serem ensinados a sua tradução em objetivos de aprendizagem.
- Trabalhar a partir das representações dos alunos.
- Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem.
- Construir e planejar dispositivos e seqüências didáticas.
- Envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento.
2- Administrar a progressão das aprendizagens - Conceber e administrar situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos.
- Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino.
- Estabelecer laços com as teorias subjacentes às atividades de aprendizagem.
- Observar a avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa.
- Fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão.
3- Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação. - Administrar a heterogeneidade no âmbito de uma turma.
- Abrir, ampliar a gestão de classe para um espaço mais vasto.
- Fornecer apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades.
- Desenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo.
4- Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho. - Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com o saber, o sentido do trabalho escolar e desenvolver na criança a capacidade de auto-avaliação.
- Instituir e fazer funcionar um conselho de alunos ( conselho de classe ou de escola) e negociar com eles diversos tipos de regras e de contratos.
- Oferecer atividades opcionais de formação, à la carte.
- Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno.
5- Trabalhar em equipe. - Elaborar um projeto de equipe, representações comuns.
- Dirigir um grupo de trabalho, conduzir reuniões.
- Formar e renovar uma equipe pedagógica.
- Enfrentar e analisar em conjunto situações complexas, práticas e problemas profissionais.
- Administrar crises ou conflitos interpessoais.
6- Participar da administração da escola. - Elaborar, negociar um projeto da instituição.
- Administrar os recursos da escola.
- Coordenar, dirigir uma escola com todos os seus parceiros ( serviços paraescolares, bairro associações de pais, professores de língua e cultura de origem).
7- Informar e envolver os pais. - Dirigir reuniões de informações e de debate.
- Fazer entrevistas.
- Envolver os pais na construção dos saberes.


8- Utilizar novas tecnologias. - Utilizar editores de texto.
- Explorar as potencialidades didáticas dos programas em relação aos objetivos do ensino.
- Comunicar-se à distância por meio da telemática.
- Utilizar as ferramentas multimídia no ensino.
9- Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão. - Prevenir a violência na escola e fora dela.
- Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais.
- Participar da criação de regras de vida comum referentes à disciplina na escola, às sanções e à apreciação da conduta.
- Analisar a relação pedagógica, a autoridade, a comunicação em aula.
- Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça.
10- Administrar sua própria formação contínua - Saber explicitar as próprias práticas.
- Estabelecer seu próprio balanço de competências e seu programa pessoal de formação contínua.
- Negociar um projeto de formação comum com os colegas ( equipe, escola, rede).
- Envolver-se em tarefas em escala de uma ordem de ensino ou de sistema educativo.
- Acolher a formação dos colegas e participar dela.

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