sexta-feira, 4 de março de 2011

A complexidade do ato de ensinar

A importância da arte de ensinar que implica em aprender, que envolve o pesquisar e se completa com o avaliar. Uma complexidade de tarefas: uma tarefa humana, afetiva e cognitiva. É rica de emoções, razões, interações, compartilhamento e construção de conhecimento.
É uma tarefa formativa composta de objetivos e fins previamente estabelecidos; processo de desenvolvimento da autonomia de professor e de aluno. É uma prática que visa desenvolver potencialidades, habilidades, conhecimentos e atitudes. Tarefa que inclui principalmente o compromisso do professor com conhecimento, específico e abrangente; capacidade de selecionar, analisar, organizar, estruturar, estabelecer e desenvolver formas e métodos que permitam o pleno desenvolvimento do processo didático onde o aluno é o protagonista é o ponto de partida e o de chegada do ato de ensinar.
Ensinar é um ato intencional; ensinar significa interagir e compartilhar; ensinar exprime afetividade; ensinar pressupõe construção de conhecimento e rigor metodológico; ensinar exige planejamento didático. Esses elementos norteadores buscam ressaltar a significância dos objetivos primordiais que integram a educação e se complementam para explicar a estrutura que se verificam no ensino.
As reflexões em torno dos eixos categorizados representam a razão da educação, a finalidade em sua tríplice dimensionalidade: pleno desenvolvimento do educando, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
Sendo o professor, o mediador desse processo, além das incumbências, habilidades e capacidades citadas no texto, torna-se imprescindível, para atender às novas exigências da atualidade. A formação geral do educando necessita de novas competências para ensinar nesse século, superar desafios dessa nova escola.
“Novas exigências educacionais pedem [...] um professor capaz de ajustar sua didática às novas realidades da sociedade do conhecimento, do aluno, dos diversos universos culturais, dos meios de comunicação”. ( José Carlos Libâneo)
É nesse universo de novos paradigmas, da inserção da tecnologia, de nova demanda do mercado de trabalho que coloco a preocupação com a formação do professor; a formação continuada, a formação em serviço para os professores que atuam nas salas de aula e que estão correndo o risco, se já não se tornaram obsoletos frente a qualificação exigida para atender às novas expectativas dos educandos.
...”Conscientes, vivem a Integração Relacional na sua plenitude.
Criativos, descobrem novas receitas para rotineiras comidas.
Responsáveis, praticam os projetos, porque tudo que começa tem um meio e atinge o seu fim.
Afetivos, vibram com as aventuras e descobertas dos alunos, alimentando a auto-estima de todos.
Sensíveis, permitem que suas lágrimas se misturem às que escorrem dos olhos deles.
Generosos, ensinam os caminhos percorridos com mais amor.
Eternos aprendizes, sabem que, quanto mais estudam, mais seus alunos aprendem.
E, assim, esses sábios professores transformam o saber em sabor e alegria de viver”. (Içami Tiba)
(Sandra Regina Barbosa)


Referências bibliográficas:
Tiba, Içami. Ensinar Aprendendo. Editora Gente. 1998.
Rios, Terezinha A. Compreender e ensinar. Cortez Editora. 2003.
Veiga, I. P.A Ensinar: uma atividade complexa e laboriosa, 2008

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