terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

1) Apresentação
As atividades desenvolvidas nas aulas de Leitura e Produção (LPT), no Ciclo II do Ensino Fundamental, visam à formação do leitor literário capaz de fruir a arte literária através:
 Da apreciação de texto ( leitura de diferentes gêneros literários);
 Da investigação ( produções orais e escritas);
 Do conhecimento (elaboração de uma concepção estética sobre arte literária);


2) Objetivos
 Propiciar um maior contato dos alunos com diferentes linguagens.
 Possibilitar momentos para saborear e compartilhar as ideias de autores clássicos e contemporâneos da literatura universal.
 Estimular a leitura dos livros de ficção existentes no acervo da escola.
3) Procedimentos metodológicos
Com base nas diretrizes, as aulas de LPT devem contar com um trabalho diversificado com as obras literárias, dando a possibilidade de ampliação do conhecimento da cultura ficcional, a partir de experiências enriquecedoras e humanizantes para o aluno. Esse trabalho deve estar em consonância com o Projeto Pedagógico da escola e o Currículo proposto para o ensino de Língua Portuguesa no que se refere à formação de leitores.
Além disso, é importante que haja um espaço para que os alunos possam:
 Produzir compreensões de textos lidos.
 Explorar possibilidades linguísticas e estéticas.
 Participar de rodas de leitura de obras da literatura universal.
 Organizar saraus literários de textos produzidos por eles.
 Assistir a filmes, debater sua temática e compreender a sua linguagem.
 Cantar e interpretar músicas do repertório popular nacional.
 Desenvolver atividades diversificadas que permitam a exploração de outras linguagens artísticas de forma lúdica e prazerosa.
3.1- Ambiente/Recursos didáticos- disponibilidade e uso
Para se desenvolver práticas de leitura e produção de texto, é necessário criar condições favoráveis não só em relação aos recursos, como também aos diferentes espaços disponíveis na escola (sala de leitura, pátio, jardim e outras áreas de convivência). Além de fazer um levantamento do acervo já existente na escola.
Sugestões de materiais e espaços:
 Colocar, na sala de aula, obras literárias variadas para o desenvolvimento de diversas modalidades didáticas, ´´leitura compartilhada.
 Estar à disposição dos alunos, empréstimos, livros.
 Organizar momentos de leitura.
 Preparar leitura em voz alta, aluno ou pelo professor
 Expor, em murais na sala de aula ou em portfólios, diferentes fases de produção textual.

4- Avaliação
Desempenho dos alunos nas aulas de LPT.
 Envolvimento e a participação de cada aluno nas atividades individuais e coletivas;
 Produção oral ou escrita dos alunos em cada atividade proposta;
 Processo de produção de texto em todas as suas etapas, bem como a produção final.
Recomenda-se a adoção de portfólios individuais.
Professor deve criar formulários de registro, leitura e também da produção oral.

5- Observação
Rendimento na disciplina, o professor deverá também:
 Elaborar plano de aulas que:
• Garanta um trabalho com a diversidade de textos.
• Faça parte de uma organização de curso para os quatro anos finais do Ensino Fundamental, (outros professores de LPT, professores de Língua Portuguesa), garantir escolhas, prioridades e complexificações definidas pelo grupo.
 Disponibilidade para articular o seu trabalho com os professores das linguagens, códigos( Arte, Educação Física e Língua Estrangeira Moderna), interdisciplinar e de acordo com o projeto pedagógico da escola.

6- Materiais de apoio
 Todo o acervo literário já existente na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário